top of page
Nossos produtos
A GRANEL
Areia – Media, Fina, Grossa e Quartzo
Pedra / Brita / Pedra Britada – Pó de Pedra, Pedrisco, Pedra 1, Pedra 2, Pedra 3, Pedra 4, Pedra 5, Rachão, Bica Corrida, etc.
ENSACADA
Areia– Media, Fina, Grossa e Quartzo (Saco de 20 kg).
Pedra – Pedrisco, Pedra 1, Pedra 2 (saco de 20 Kg).
DEFINIÇÕES:
​
AREIA MÉDIA LAVADA
A areia lavada, ou areia natural, é a mais utilizada nas obras. Ela é extraÃda dos leitos dos rios através de dragas de sucção.
As dragas bombeiam a água contendo areia para lagoas de decantação, onde o material sólido é separado da água devido a diferença de densidade.
Após algumas horas na lagoa de decantação, a água é retirada através de bombas e o material sólido (composto por areia e impurezas) depositado no fundo da lagoa é retirado e peneirado para retirar pedras e vegetações.
Depois de lavada, a areia é transportada para comercialização e separadas nas granulações fina, média e grossa.
Existe também a extração de areia natural de minas pelo método de cava seca. Nesse caso, a extração é feita através da escavação em locais onde houve acúmulo de areia durante anos.
Essa areia retirada também é peneirada para separação de pedras e vegetações e depois separada por granulações para comercialização.
As areias de praias e dunas não são utilizadas na construção civil devido a sua granulação irregular e a quantidade de sal. O sal prejudica a fabricação de concretos e argamassas, pois impossibilitando que a cura (secagem) ocorra de forma correta.
AREIA FINA
A areia fina tem grãos com diâmetros entre 0,05 a 0,42mm. Ela é utilizada na fabricação de argamassas para revestimentos internos, como reboco fino e liso.
​
AREIA GROSSA
​
Na areia grossa os grãos têm diâmetro entre 2 a 4mm. Ela é utilizada na maioria das vezes para fabricação de concreto e argamassa para chapisco.
​
AREIA USINADA
​
A areia usinada, ou areia industrializada, ou areia de brita, é um agregado gerado pela britagem de rochas. Ou seja, formada pela fragmentação mecânica das rochas.
Devido a fragmentação da rocha ser mecânica e controlada, a areia originada neste método é tida como artificial ou industrializada.
A areia usinada é capaz de substituir a areia lavada atendendo a todos os rigores técnicos e operacionais necessários.
Um grande ponto positivo da areia de brita é sustentabilidade, dado que a sua produção não causa impactos adicionais ao meio ambiente por ser um subproduto da extração de pedras britas.
A areia usinada está ganhando espaço no mercado devido a muitas jazidas naturais de areia terem sido esgotadas e ao aumento das restrições para retirada de areia dos leitos dos rios.
Tipos de pedra britada
Antes de classificar e diferenciar cada tipo de pedra britada disponÃvel no mercado, é interessante deixar claro que cada um dos tipos tem um uso diferente na construção civil. Por exemplo, se usam diferentes tamanhos de pedra britada para se fazer o concreto utilizado em uma casa baixa, em uma edificação grande ou obra de concreto exposto.
Conheça agora os diferentes tipos de pedra britada definidos pela norma técnica.
Pó de brita
Este tipo de pedra britada é muito utilizado para a obtenção de concretos de fina textura, em calçadas e na fabricação de peças pré-moldadas em concreto, considerando que possui grande facilidade para ser modelada. Também entra nas atividades de produção de asfalto, construção de contrapiso e produção de argamassa. Sua malha é de até 5 mm.
​
PEDRISCO (ou brita nº 0)
O pedrisco ou brita nº 0 é a pedra britada com malha de 12 mm. Com fragmentos bem pequenos, ela é muito utilizada para a produção de lajes, estruturas pré-moldadas de concreto, blocos e tubos de concreto para fundação e construção, paralelepÃpedo de concreto, manilhas, chapiscos e outros.
​
BRITA 1
Esta é a classificação de pedra britada mais utilizada na construção civil de forma geral em, tendo malha de 24 mm – o dobro do modelo anterior. É a pedra mais usada para a confecção do concreto das colunas das construções, o que exige grande qualidade e resistência. Também é usada para fazer vigas, lajes e quase tudo. É a preferida das empresas de grandes construções.
​
BRITA 2
Com malha de 30 mm, é composta por pedras de tamanho médio a elevado, utilizada para a produção de concreto bruto – um concreto extremamente resistente, mas que só pode ser utilizado para pisos de alta espessura.
​
BRITA 3
Com malha de 38 mm, apresenta fragmentos ainda maiores que as anteriores. Dificilmente é utilizada para obras da construção civil. Seu uso ficou resguardado às obras de base, como o nivelamento de linhas férreas e a instalação de drenos.
​
DICA:
Conhecendo os vários tipos de brita ou pedra britada, você pode saber qual a mais indicada para a sua obra, para que assim o concreto tenha a melhor qualidade possÃvel, evitando manutenções constantes.
​
​
Nossos produtos: Produtos
bottom of page